Urano

➪ O nome foi inspirado no deus grego do céu “Ouranos” — pai de Cronos e avô de Zeus —, e Urano é único planeta que não foi batizado com o nome de um deus romano.Mas antes de ser nomeado oficialmente, outros nomes foram considerados — como Minerva, Oceanus, Hypercronius, Astrea e Cybele —, e Herschel chegou a sugerir que o planeta fosse chamado “Georgium Sidus” ou “Planeta Georgiano” em homenagem ao Rei George III da Inglaterra. Quem decidiu que o astro deveria ser batizado de Urano foi o astrônomo alemão Johan Bode, o primeiro a detalhar a órbita do planeta.

➪ Se você pensa que Saturno é o único planeta do Sistema Solar a contar com belos anéis, saiba que Urano também possui dois conjuntos só para ele, somando um total de 13 anéis! O conjunto mais interno é composto principalmente por anéis mais finos e escuros, enquanto o mais externo é formado por dois anéis coloridos, um azul e o outro vermelho.

➪ A velocidade orbital de Urano é de 6,6 quilômetros por segundo.

➪ Em Urano chove diamantes, por meio de estudos com lasers ópticos de alta potência, os cientistas finalmente têm o que consideram ser uma prova sólida. Este trabalho, que foi publicado na Nature Astronomy em 2017, permitiu que os cientistas testemunhassem a formação de minúsculos diamantes, além de vislumbrar processos que ocorrem na atmosfera de Urano.

➪ As luas de Urano foram nomeadas em homenagem aos personagens das obras de William Shakespeare e Alexander Pope.Até hoje foram descobertas 27 luas em torno de Urano, e entre alguns dos seus nomes estão Titania e Oberon, de Sonho de uma noite de verão, e Ariel e Miranda, de A Tempestade.

➪ A única espaçonave a voar próximo a Urano foi a Voyager 2 da NASA que, em 1986, passou a 81,5 mil quilômetros de distância do planeta.