
Saturno é o sexto planeta a partir do Sol e o segundo maior do Sistema Solar. É um gigante gasoso e possui um pequeno núcleo rochoso, circundado por uma espessa camada de hidrogênio metálico e hélio. A sua atmosfera, também composta principalmente de hidrogênio, apresenta faixas com fortes ventos. Entretanto, estas bandas possuem aspecto pouco proeminente, com coloração que varia do marrom ao amarelado, devido à espessa névoa que envolve o planeta, além das camadas de nuvens.
Tem um campo magnético originado da rápida rotação do planeta, que faz ainda que Saturno seja o planeta mais achatado do Sistema Solar. Uma das características mais notáveis de Saturno é seu complexo e proeminente sistema de anéis, cuja origem é desconhecida. Além dos anéis, há mais de sessenta satélites naturais ao seu redor, dos quais destaca-se Titã.
As sondas Pioneer 11, Voyager 1 e Voyager 2 passaram próximas a Saturno, mas sua complexidade motivou o envio de um orbitador, a Cassini, que levou consigo uma sonda, Huygens, que acabou por pousar na superfície de Titã.