
O planeta Terra é o terceiro mais próximo do Sol e o quinto maior do Sistema Solar. É um sistema formado por milhões de organismo vivos, e possui um detalhado processo para a manutenção da vida. A existência da vida é uma das características que a diferencia de outros planetas do sistema solar, isso porque o planeta possui algumas condições únicas, como 71% de sua superfície coberta por água, placas tectônicas e um forte campo magnético.
Os cientistas acreditam que a Terra foi formada quase ao mesmo tempo que o sol e outros planetas, há cerca de 4,5 bilhões de anos, quando o sistema solar se uniu a uma gigantesca nuvem de gás e poeira conhecida como a nebulosa solar.
A Terra é constituída por materiais sólidos, líquidos e gasosos, que se acham dispostos em camadas concêntricas. De dentro para fora, as camadas da estrutura da Terra são: núcleo(que pode ser dividido em núcleo externo e interno), manto, sima ou sial que forma estrutura interna; litosfera, hidrosfera e atmosfera formam a estrutura externa.
A Terra é o mais denso dos grandes corpos do Sistema Solar e sua atmosfera é composta por 78% de nitrogênio, 21% de oxigênio e 1% de outros componentes.
A Terra tem um poderoso campo magnético. Esse fenômeno é causado pelo núcleo de níquel e ferro do planeta, associado à sua rápida rotação. Este campo protege a Terra dos efeitos do vento solar. A intensidade desse campo vem diminuindo em cerca de 0,05% ao ano e, nesse ritmo, o campo estará anulado antes do ano 4 mil.
Os humanos sabem que a Terra é redonda há mais de 2.000 anos! Para isso, os antigos gregos utilizaram várias técnicas, como medir as sombras durante o solstício de verão e calcular a circunferência do planeta. Também usaram posições de estrelas e constelações para estimar as distâncias na Terra, e observaram a sombra redonda do planeta na lua durante um eclipse lunar.